segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Gentileza gera gentileza(Por um Brasil mais gentil)


Leio e pesquiso muito antes de postar qualquer coisa aqui no blog,pois aprendi que não posso me precipitar em falar sobre algo que desconheço,foi assim que eu fui educada e é sobre isso que irei falar hoje,sobre educação,palavra que está entrando em extinção no dicionário brasileiro atualmente.Todos reclamam sobre a violência,e o medo constante que temos que conviver no dia-a-dia,poluição,desrespeito e todas essas coisas que ouvimos sempre.Basta ficarmos um dia sem ver televisão que no dia seguinte já vem um turbilhão de acontecimentos ligados a falta de respeito com o cidadão e tantas outras tragédias que acontecem por aí.Tudo isso(eu disse TUDO) só acontece pela falta de educação.Algo primordial,que como diz o ditado "Educação vem de berço".Em um país lindo e rico como o Brasil,de cultura maravilhosa,vivemos na miséria.Miséria sim,não só a miséria propriamente dita no sentido de bens materiais,como a miséria pela falta de arte,conhecimento,cultura e inteligência nacional.As coisas seriam bem diferentes se o bom senso fosse utilizado.Ninguém gosta de regras impostas,porém,as regras só podem ser retiradas com a educação e o bom senso em prática.Não precisaríamos de semáforos se os motorista fossem educados e parassem para os pedestres passarem.Não precisaríamos de acentos especiais para idosos,deficientes físicos e gestantes nos ônibus,se os passageiros que ali estão fossem educados e cedessem seus lugares. Para o país evoluir,nós temos que evoluir,seres pensantes e errantes que a cada dia mais falta gentileza.Necessitamos de respeito e educação ao próximo e a si mesmo.Acredito no poder da gentileza,e tenho fé que iremos resgatá-la.Não sei se vou mudar o mundo acreditando nisso,mas sei e tenho a consciência limpa de que estou fazendo a minha parte.Futuramente,nós brasileiros podemos não ser os mais ricos,mas poderemos ser os mais gentis.

26 comentários:

Jamerson Izaque Widller disse...

Interessante!
Continue fazendo sim a sua parte.

Evanildo Barreto disse...

Posso parecer suspeito, fiquei orgulhoso e emocionado com o que li. Ainda não tinha visitado seu blog e achei fantásticos os seus textos.
Vc escreve com poesia, amor e verdade, sem medo, o que muita gente dita "grande" escreveria com leveza ou lerdeza
Te admiro pela cinseridade e te amo pela intensidade.
Continue no seu caminho e no caminho do Quintana, fazendo com maestria o seu dever de casa.
Beijos do seu Pai.
Evanildo Barreto

Unknown disse...

gostei abeça macherriée !

RJ disse...

brigado pelo selo, até comentei no respectivo post!
heheh !

abraços Nicole!

Registro disse...

Sem comentarios... muito bonito o que vc escreveu... orgulho de voce

Anônimo disse...

muito bom o post
parabens

e concordo cuntigo

Jota disse...

tedio

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Educação realmente faz toda a diferença. A pior miséria, na minha opinião, é a ignorância daqueles que poderiam ser realmente bons se quisessem.

Blog interessante!

Publisher Girl disse...

Essa eh uma das consequências de ser um país em ascenção. O povo fica mais arrogante. E os próprios brasileiros se tratam com hostilidade. Vejam os paulistas com os baianos; os sulistas com o resto do país, e assim vai...

Euzer Lopes disse...

Primeiramente, parabéns pelo aspecto visual do seu blog.
Primeiro, o fundo preto em contraste com a cor verde e no final uma pitada amarela para dar o "patriotismo" muito bacana que tem tudo a ver com o post.
Segundo, o post em si. Assunto pertinente, de uma profundidade grande, porém escrito de maneira simples. Uma verdadeira aula de EDUCAÇÃO, da qual faço coro com sua opinião.
Também acho inconcebível que uma pessoa de 20 anos de idade esteja sentada num ônibus quando há um senhor de 83 em pé.
Acho um crime uma mulher de 42 entrar com seu carrinho de compras no caixa exclusivo de idosos no supermercado. Da mesma forma que acho um absurdo uma pessoa não ceder a passagem a um cadeirante ou ignorar a presença de um cego tentando atravessar uma rua.
Acho um despropósito não cumprimentar a ascensorista ao entrar num elevador, da mesma forma que acho um absurdo não se falar bom dia para o porteiro do prédio.
Realmente, gentileza gera gentileza. E o melhor remédio contra qualquer tipo de dor de cabeça ainda está num sincero sorriso de boa vontade.

Confissoes de uma Adolescente ;D disse...

Concordo.
Todos reclamam de leis. Porém não pensam que se fossemos politicamente corretos e educados nao precisariamos delas!

Anônimo disse...

Ótimo seu blog ! realmente, o Brasil precisa ser mais gentil !
rimou !

Bruno Aguiar disse...

Texto Muito Bacana,se Escreve Muito bem =)
Ta de Parabens Pelo Blog

Marco Alcantara disse...

Sinceramente educação é um dos pilares de qualquer sociedade. E quando digo isso digo no geral, digo que o dever é dos pais em ensinar, mas quando os pais não sabem o que ensinar por que nunca aprenderam, por que nunca tiveram contato com a tal da educação. Então eu digo que tal educação deve ser concedida pelo estado através das escolas.

Então existe ai uma chave para que a educação seja popularizada. A chave é que se deve cobrar e querer que o governo insira nas escolas e dê qualidade na educação de civilidade.

Falta muito, mas chugaremos lá.

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

O atraso cultural brasileiro é algo que está enraisado.
A falta de educação, é algo natural para um país sem cultura.
Pode-se tomar como exemplo, a guerra no oriente médio. a guerra santa estálonge de acabar, devido a falta de cultura e de compreensão de seu povo é a causa daquela barbárie...
O Pelé dizia a 20 anos atrás, para o governo investir em educação para as crianças não se tronarem os bandidos de amanhã.
Todo mundo criticou ele mas as crianças sem educação de 20 anos atrás são os bandidos de hoje...

Jota disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Talita Moretto disse...

achei belissimo teu texto,vc escreve com amor e passa uma certa verdade e sem medo de errar ou do que as pessoas vão pensar disso,adorei e espero que continue assim,admirei sua sinceridade tbm,realmente tá de parabens =],bejão

Tayane Sampaio disse...

Amei seu blog, você escreve muito bem. Vou vir sempre aqui agora!

Filipe Marques disse...

Suas palavras são corretas, falamos de tudo com exceção da educação, uma palavra que gera pensadores, que movimenta a economia indiretamente. O fato é que tudo ocorre por nossa inteira culpa pela falta de voz, pelos políticos que elegemos. Cada Partido tem uma visão para o país quando assume; uns prezam a economia, outro a infra-estrutura. Sim isso é importante, mas não é tudo. Irlanda, coréia do sul que há 30 anos era nada em termos mundiais (economia, política...) se tornaram peças importantes para a sociedade mundial quando perceberam que a educação era a melhor forma de crescimento.

Silvana Persan disse...

Penso eu que parte do problema é que as pessoas sempre estão esperando que as atitudes que beneficiam a todos partam do outro. Tá cada vez mais raro encontrar pessoas gentís e educadas por aí. Esperimenta esbarrar em alguém na rua: opção 1 - quando vc se virar para pedir desculpas, a pessoa já estará longe; opção 2 - a pessoa se assustará com o pedido de desculpas. Realidade triste: as pessoas estão cada vez mais ásperas.

bjs

Bell disse...

Corretíssima! Beijos Mil.

Mateus Bonez disse...

UAu, adorei :D Não sou uma pessoa gentil, me identifiquei :D

Beijos e aparece
http://tiomah.blogspot.com/

Cilla Adriana disse...

Como o seu Evanildo, seu pai, falou, é tudo verdade. E ele não é suspeito pra falar, falou muito bem mesmo e com imparcialidade. Você merece, texto maravilhoso, magnígico! Sinto-me orgulhosa de encontrar ainda agum brasileiro com esta mente como a sua. Parabéns, arrasou!

Cilla Adriana disse...

magnífico*

Leo Pinheiro disse...

Ops, desculpe. Mas mais importante do que os seus os os meus textos são as pessoas. Por isso registro aqui uma lembrança que muitos não tem:

O nacedouro dessa expressão!

Um senhor, o Profeta Gentileza, tirava fotocópias dessa frase e distribuía na rua.

Muitos diziam que ele era maluco. Maluco somos nós!