quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Profeta Gentileza


"No dia 17 de dezembro de 1961,na cidade de Niterói,houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano",foi uma das maiores tragédias circenses do mundo.Morreram mais de 500 pessoas em sua maioria crianças.Seis dias após o acontecimento,José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais" que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar"."


(Wikipédia)




Agora vejamos,o que você faria se alguém te chamasse de louco??Ao menos daria uma resposta brava e com um tom de voz nada agradável aos ouvidos.E o Profeta respondia na altura em que as pessoas que assim o chamavam,necessitavam ouvir.A bondade está nas atitudes.A minha atitude não depende da sua,e é assim que tem que ser.Como queremos educação se não somos educados?O mundo espera que façamos algo por ele antes de recebemos algo em troca,o Profeta Gentileza fez muito pelo mundo,talvez possa ter livrado uma pessoa de cometer um suicídio ou algo assim,talvez tenha colocado um sorriso no rosto de alguém que precisava ouvir suas palavras,e se ele fez o bem pra uma pessoa se quer,já valeu a pena.E é por isso,porque ele fez algo pelo próximo,que ele hoje é uma lenda.Ele já não está mais entre nós,fisicamente,porque suas palavras e sua bondade ainda mora no coração de muitos.


Valeu Profeta!!




13 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante seu post! Eu já tinha ouvido muito a respeito do profeta gentileza, mas não conhecia muito de como ele surgiu. O mundo realmente precisa de mais pessoas como ele e Gandhi que pregam o amor, a fraternidade e o respeito pelo próximo.

abraço,
www.comideiaseideais.blogspot.com

Dário Souza disse...

Putz muito interessante,ja tinha ouvido falar do circo e do gentileza no linha direta justiça.

Pádua disse...

Hmm, nao conhecia esse ainda.

Unknown disse...

Sou admirador do cara.

Bia Carmo disse...

Desconhecia essa história do Profeta Gentileza, bem interessante.

Anônimo disse...

Muiot bela estoria. Quando a simplicidade impera e palavras criam em nossa mente um sentido por si. O mundo fica bem mais tranquilo e nossos olhares brilham na neblina.
Abrcs
Trujillo

Anônimo disse...

Li um livro sobre o profeta gentileza, mas o conheci por meio das palavras da Marisa Monte:

"Nós que passamos apressados pelas ruas da cidade, merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza..."

Plínio disse...

Mas Louco é quem me diz, e não é feliz! seria isso que eu diria!

Victor Thives disse...

Ja tinha ouvido sobre o tal do "gentileza"!

Muito cool!

http://www.janelabaixa.blogspot.com/

Nãão deixe de acessar!

Gisela Melloso disse...

Nicolle, simplesmente lindo seu post, gostaria muito de ter conhecido tal "Profeta", ou ao menos ter ouvido amis sobre suas histórias.

Triste vermos hj um mudo onde todos aguardam algo em troca de uma gentileza ou bondade.

Adorei seu blog, virei sempre, e espero vê-la sempre no meu!!

Forte abraço

Anônimo disse...

Boa noite.
Pela primeira vez ouço falar do profeta e do circo. Interessante a história do circo... muito mesmo... As pessoas hj em dia correm demais e não percebem o quanto são rudes, umas com as outras, o mundo precisa de mais gentilezas como ele. bjs

Garota Irritante disse...

Não sabia que este profeta tinha existido, realmente muito perfeito o trabalho dele.

Eu já fui uma pessoa muito gentil, mas hoje em dia uso aquela frase: minhas atitude depende da sua.

Mas no meu caso, são varios acontecimentos q me fizeram assim, porém seria muito bom que existi-se mais pessoas como o profeta gentil.
Poxa, gostei mesmo, vou procurar mais coisas sobre ele. xD

Anônimo disse...

Carak, Nicole!!!
Um cara que trabalha comigo já tinha me falado sobre o Profeta Gentileza... eu sinceramente não dei muita bola pra ele, ele fala demais mesmo...

Bom, acho q devo desculpas mentais à alguém...